segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

QUARTO DOMINGO DO ADVENTO


No  Quarto Domingo do Advento falamos sobre A importância de José na vida de Jesus de Nazaré
José de Nazaré foi o pai adotivo de Jesus, (segundo as escrituras, Jesus foi gerado por obra do Espírito Santo. Mateus 1.21-24)José foi um carpinteiro, esposo de Maria, e habitava em Nazaré da Galileia. A Bíblia menciona muito pouco sobre a vida de José, mas, pelos poucos registros  que temos, podemos observar o quanto foi importante, a figura de José como pai, na vida de Jesus. Os Evangelhos narram-nos o anúncio do nascimento de Jesus, que ele nasceu em uma manjedoura, a sua apresentação no templo quando tinha oito dias de nascido, a sua fuga com pais para a terra do Egito, o regresso do Egito para Nazaré, mas, depois desses fatos, só vamos encontrar mais registros sobre Jesus, quando ele já está com doze anos de idade. Tudo nos mostra que Jesus teve uma infância e uma adolescência normal, Maria e José, eram pessoas de baixo poder aquisitivo e Jesus fora criado em um lar bastante humilde.
José destacou-se como um excelente pai e um excelente esposo. Assim que, o anjo Gabriel anunciou á Maria que ela estava grávida pelo poder do Espírito Santo, José queria deixá-la “secretamente” (Mateus 1.19) a palavra “secretamente” mostra-nos o quanto José, poupou a vida de Maria, pois, naquela época uma mulher que engravidasse sem ser casada, segundo a lei de Moisés, poderia ser apedrejada. José a princípio não entendeu o fato de Maria aparecer grávida, estando Maria “desposada”, isto é, estavam noivos e de casamento marcado. Outro fato que merecemos destacar em relação a José, foi o fato de ter recebido Jesus como seu próprio filho, mesmo sabendo que Jesus fora gerado por uma virtude o Espírito Santo, José procurou amar, educar e respeitar Jesus, pois Ele tinha consciência de que, Jesus Cristo possuía a natureza divina e a humana.
Outra importância de José na vida de Jesus, é o fato de José ser o descendente de Davi ( “E Jacó gerou a José, marido de Maria,da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo” – Mateus 1. 16) José foi o canal de Deus na vida de Cristo, para que se cumprisse a profecia, que dizia que, no trono de Davi nunca faltaria um sucessor (Lucas 1.32.33) José também, influenciou bastante Jesus na questão da profissão, o texto bíblico nos relata que Jesus, assim como José, também, seguiu a mesma profissão do pai. Tendo Jesus doze anos de idade, ele e seus pais subiram a Jerusalém para a festa dos” Tabernáculos”, chegando lá, Jesus começou a debater com os doutores da Lei, que ficaram admirados de um adolescente de 12 anos, ter tanta  sabedoria( Lucas 2.46) O debate de Jesus com os doutores da lei foi tão prolongado e profundo que, Jesus ficou três dias entre eles, discutindo assuntos pertinentes ao Reino de Deus, José e Maria, ao perceberem que Jesus tinha ficado em Jerusalém, voltaram para buscá-lo e ao encontrá-lo, repreenderam-no, mas, ele disse a eles: “ Não sabeis que convêm tratar dos negócios do meu Pai”. Lucas 2.49. Mais uma vez, José demonstrou respeito pelo ministério de Jesus, compreendendo que Jesus era o Messias, escolhido de Deus.
Os Evangelhos não nos falam nada a respeito de Jesus, no período dos seus 12 aos 30 anos, isso pode ter ocorrido pelo fato de Jesus ter vivido uma vida normal, quando a de qualquer outro adolescente e jovem que habitava em Nazaré. Tudo nos indica também, que José tenha morrido quando Jesus ainda era bem novo, pois Jesus, quando iniciou seu ministério aos 30 anos de idade, os evangelho falam-nos de Maria, de seus irmãos, mas, em nenhuma parte vemos alguns dos Evangelistas falar sobre José. A figura de José na vida de Jesus foi de vital importância para que ele cumprisse a missão, determinada desde a fundação dos tempos por Deus Pai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário