quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

NA INGLATERRA, IGREJA ANGLICANA ANUNCIA PRIMEIRA BISPA DA HISTÓRIA


Casada e mãe de dois filhos, Libby Lane assume bispado aos 48 anos
Na cidade de Stockport, na Inglaterra, a reverenda Libby Lane será anunciada a primeira bispa Igreja Anglicana inglesa. A escolha aconteceu no dia 17 de novembro, mudando a lei canônica e colocando um ponto final  no embate depois de séculos do domínio masculino.  Lane será consagrada como o oitavo bispo da cidade em cerimônia que acontecerá na igreja de York no dia 26 de janeiro.
Depois de frequentar a universidade de Oxford, ela treinou para o ministério em Cranmer Hall, em Durham, pequena cidade ao noroeste da Inglaterra. Depois foi ordenada diácono em 1993 e sacerdote em 1994, servindo-a curato em Blackburn, Lancashire. Seu marido, George, é também um sacerdote e, juntos, foram um dos primeiros casais ordenados juntos.
Atualmente 7.798 sacerdotes na Igreja da Inglaterra, dos quais 1.781 são mulheres, de acordo com dados divulgados pela Igreja. O conceito de bispos do sexo feminino também tem sido um campo de batalha feroz, com grupos tradicionalistas se opuseram à ideia. Em 2012, a medida foi aprovada na Câmara dos Bispos e clero, mas não obteve a necessária maioria de dois terços na Câmara dos Leigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário