quarta-feira, 3 de setembro de 2014

EMBAIXADOR DO REINO UNIDO VISITA A SECRETARIA GERAL DA IEAB

Como parte do protocolo da IEAB para as festividades da Visita do Arcebispo da Cantuária Sua Graça Justin Welby ao Brasil, de 4-5 de setembro, o Bispo Primaz Dom Francisco de Assis da Silva e o o Bispo da Diocese Anglicana de São Paulo Dom Flavio Irala receberam na tarde de 01 de setembro, o Embaixador do Reino Unido no Brasil, Vossa Excelência Alex Ellis que esteve acompanhado pelo Cônsul em São Paulo, Vossa Excelência Richard Turner.
A reunião ocorreu no mesanino da belíssima Igreja da Santíssima Trindade, em Campos Elíseos, em um clima muito amistoso. A Igreja da Trindade é o primeiro templo religioso de arquitetura moderna (1950) de São Paulo tendo como arquiteto o Prof. Jacob Ruchti. Os grandes vitrais foram projetados pela artista plástica Maria Leontina (1966).
O convite partiu da IEAB junto a Embaixada do Reino Unido que prontamente atendeu a solicitação do Bispo Primaz Dom Francisco de Assis. O Bispo Primaz juntamente com o Bispo de São Paulo puderam apresentar a Agenda Oficial do Arcebispo Welby no Brasil. Igualmente, resgataram os laços históricos  da IEAB com as Capelanias Britânicas e de sua importância para a espiritualidade afetiva dos episcopais brasileiros. Lembrou que esses laços com a IEAB é que tornam possível eclesiasticamente a filiação dessas capelanias com a The Church of England e consequentemente com a Comunhão Anglicana. Em nosso país, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é a única representante (19º Província) da Comunhão Anglicana.
 O Embaixador Ellis, 47 anos, é filho de pai anglicano e mãe presbiteriana, se mostrou muito a vontade nesse encontro com os Bispos da Igreja Anglicana no Brasil. Em julho de 2013, assumiu  o posto diplomático em Brasília e anteriormente  havia sido o Embaixador em Portugal.
No final do encontro foi entregue pelo Primaz Francisco e por Dom Flavio, um exemplar em inglês da Cartilha do Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento (SADD) sobre Violência de Gênero e Mulheres. O Cônsul Turner se comprometeu em apoiar nos preparativos para receber o Arcebispo da Cantuária.

O Arcebispo Welby despachará no escritório da Secretaria Geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, situado na Praça Olavo Bilac, no bairro de Campos Elíseos. Além de duas reuniões privadas com o Bispo Primaz do Brasil e de uma audiência com a Câmara de Bispos da IEAB, ele estará presente em outras ocasiões já previstas:
1- Coletiva de Imprensa- DIA 04 ÀS 15 H
2- Encontro com líderes de outras Religiões e Igrejas- DIA 04 ÀS 15H30
3- Ofício Religioso Eucarístico com Bispos, Fiéis, Clérigos, Líderes de outras Religiões e Igrejas e Autoridades Governamentais. Local: Paróquia da Santíssima Trindade (mesmo endereço do Escritório da Secretaria Geral). Data: 04/09 às 17 horas
4- Ofício Religioso e um café da manhã com lideranças clérigas e leigas da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Local: Paróquia da Santíssima Trindade (mesmo endereço do Escritório da Secretaria Geral). Data: 05/09 às 08H.

CONTATOS
Todo o contato que venha envolver a visita do Arcebispo da Cantuária, previsto pelo protocolo estabelecido entre o Palácio de Lambeth e a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, é realizado pelo Escritório da Secretaria Geral, situado na Praça Olavo Bilac, Nº 63. Bairro de Campos Elíseos. São Paulo/SP. Endereço eletrônico: sec.geral@ieab.org.br ou através do telefone (11) 36678161.
Os convites para participar desses momentos especiais com o Arcebispo Justin Welby serão emitidos de formada personalizada pela Secretaria Geral da IEAB seguindo um protocolo formal envolvendo as Dioceses da IEAB, Lideranças Religiosas, Imprensa e Autoridades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário