quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

CARTA AO 13º INTERECLESIAL DAS CEBS


Santa Maria, 07 de Janeiro de 2014
Queridos Irmãos e Irmãs

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil celebrou seu XXXII Sínodo em novembro passado conspirando para o fortalecimento de uma espiritualidade que impulsione as pessoas de fé para a missão profética de revelar o Reino de Deus e a misericórdia divina a todos os povos, dando testemunho e se preciso, de acordo com São Francisco, também falando.
Neste espírito saudamos o 13° Intereclesial das Comunidades de Base com os votos de que os ventos da profecia impulsionem os cristãos brasileiros a assumirem com coragem a bandeira da transformação da sociedade sob a inspiração do Evangelho de Cristo que “é boa nova de salvação a todos os povos” (Lc 2,10)
Diante de uma sociedade que está construída sobre a lógica perversa do lucro e da mercantilização da natureza e das pessoas, precisamos viver a fé com autentica alegria e firmeza necessária. Aliás, o papa Francisco muito venturosamente declara isso em sua primeira exortação apostólica. Que a nossa vida de fé traduza o sentimento do salmista que diz: Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração (Sl 40:8).  É preciso afirmar o amor de Deus especialmente voltado para aqueles que sofrem as consequências do pecado estrutural.
Para além da democracia formal e das instituições políticas nesta ainda tão nova democracia brasileira, é preciso fortalecer o povo e a organização popular, pois uma sociedade ciente dos seus direitos à dignidade têm a força da transformação.
Sinto-me alegre porque vemos novos ventos em nossas Igrejas. Em Roma e em Cantuária escutamos sinais de que precisamos ir além da simples confessionalidade. Nas esferas ecumênicas assistimos uma crescente preocupação com a Justiça e a Paz.  Precisamos anunciar que a salvação não é algo apenas pessoal, privado, individualista. A salvação deve ser encarnada com um claro compromisso com a humanidade, esta mesma humanidade assumida pelo Emanuel, Deus conosco. A salvação oferecida por Deus graciosamente a todas as pessoas tem profunda imbricação na História, apontando para uma sociedade que supere todas as formas de injustiça.
Que o Espírito Santo inspire cada irmão e irmã durante este Intereclesial e que os laços fraternos e ecumênicos saiam fortalecidos “para transformar os reinos deste mundo no reino de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Oração Eucarística do Livro de Oração Comum Anglicano).

Com meu abraço e orações,
++ Francisco de Assis da Silva
Primaz do Brasil e Diocesano em Santa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário