sexta-feira, 6 de julho de 2012

ALFABETIZAÇÃO DIGITAL

“Cada vez mais, os blogs e as redes sociais são usados para a troca de informações e esclarecimento de dúvidas das mães em relação aos filhos.”

Jovens e internet são coisas praticamente indissociáveis atualmente. Na web eles se divertem, fazem amigos e também aprendem com o mundo infinito de conhecimentos disponíveis na rede. Mas também estão expostos a perigos como cyberbullying, pedofilia, pirataria superexposição e crime de falsidade ideológica – muitas vezes infringindo leis sem nem se dar conta disso. E como navegar na web é inevitável, é papel dos pais garantirem que essa pratica seja feita em segurança.
Recentemente a Editora Positivo lançou a campanha “Não seja o alvo, click seguro”, que prevê um conjunto de ações para conscientizar todos os envolvidos na comunidade escolar sobre o uso seguro adequado da internet e seus recursos.
“A internet é um ambiente excelente para que as crianças e jovens aprendam, pesquisem e se relacionem, além de desenvolver capacidades cognitivas importantes. Mas ao mesmo tempo em que o mundo virtual está repleto de possibilidades positivas, está também repleto de potenciais problemas”, justificam Milena Fiuza e Raphaela Gubert, coordenadoras regionais da Editora Positivo e idealizados da campanha. Por isso, a prevenção é fundamental, por meio de um acompanhamento na escola e também no ambiente familiar.
“O currículo atual das escolas não contempla uma disciplina que tenha como foco o aprendizado das leis básicas, especialmente no ambiente virtual. Muitas vezes cometemos crimes virtuais sem nem mesmo nos darmos conta”, explica Milena, especialista em Tecnologia Educacional.
Para Raphaela, mestre em educação, a melhor forma de prevenção é, sem dúvida, o conhecimento. “A escola e a família precisam ensinar as crianças e os  jovens a desenvolverem habilidades para navegar em um mundo digital de forma ética, segura e legal. Podemos entender todo este processo como uma forma de alfabetização digital”, afirma.

VEJA ALGUMAS DICAS PARA ORIENTAR O COMPORTAMENTO DOS SEUS FILHOS NA INTERNET:

           
·         Nunca forneça sua senha, nem mesmo para os amigos. Basta apenas um descuido para que suas informações caiam na rede;

·         Bloqueie ou limite seu perfil nos sites de relacionamento, evitando que pessoas estranhas façam mal uso de suas imagens;

·         Se você recebeu um arquivo e está desconfiado, não abra.

·         Não revele informações importantes sobre você ou sobre seu dia a dia e nem marque encontros com pessoas que você conheceu virtualmente;

·         Em casa, no colégio ou na lan house, sempre clique em “sair” antes de fechar a página do site de relacionamento ou do seu e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário