quarta-feira, 10 de junho de 2015

IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL (IEAB) COMPLETA 125 ANOS


Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres”. Salmos 126:3
Grandes feitos começam com atitudes de ousadia. Há 125 anos os missionários Kinsolving e Morris corajosamente iniciaram os trabalhos de construção de uma comunidade episcopal no Brasil enfrentando todas as dificuldades possíveis, em um emblemático período de transição política, mas profundamente motivados pelo amor ao Evangelho e pelo serviço ao mundo.
Logo se seguiram outros homens e mulheres que abraçaram a causa com o mesmo sentimento, espalhando a semente por outros pagos do Rio Grande do Sul, construindo comunidades que foram conquistando as pessoas a se formarem em comunidades missionárias. As sementes brotaram e transpuseram as fronteiras do estado do Rio Grande do Sul e alcançaram outros rincões, estando hoje espalhada por todas as regiões brasileiras. De Belém à Jaguarão e de Recife a Porto Velho temos hoje comunidades pequenas em formação e comunidades centenárias vivendo a fé com o jeito anglicano de crer.
Não somos apenas comunidades que nos reunimos para adorar. A beleza de nossa Liturgia com certeza é uma marca distintiva de nossa Igreja. Mas somos mais que uma comunidade de adoração: somos uma comunidade que serve o nosso povo brasileiro. Em todos estes anos, sempre tivemos uma palavra que falou à sociedade brasileira. E temos agido na direção do bem comum, através da incidência pública, da educação, da assistência às pessoas excluídas, traduzindo em gestos o mandato do Evangelho.
Nos sentimos felizes em sermos reconhecidos como membros da Comunhão Anglicana, como companheiros em diálogo ecumênico com outras famílias cristãs e como parceiros das causas da justiça junto aos movimentos sociais em nosso país e outros parceiros internacionais. Somos respeitados dentro e fora de nosso país. Certamente não somos uma Igreja de grandes contingentes, mas somos uma Igreja de relevantes testemunhas da fé.
Desde nossas gerações primeiras, fomos educados na fé a cumprir a tarefa a nós confiada desde os santos e santas seguidoras de Jesus. Isso não ocorre de forma retilínea, mas em meio a franco e livre debate e convivência de idéias diferentes. Mas depositamos sempre nossos dissensos e nossas diferenças sobre a mesa eucarística para que o Cristo nos capacite a viver na busca do discernimento  da vontade divina.
Nestes dias de celebração das pessoas pioneiras da IEAB, elevemos a Deus a nossa gratidão pelo exemplo herdado, pelo testemunho construído, e pelos sonhos que povoam a mente de nossa geração. Viveremos uma bonita festa que junta tantos motivos. Teremos a ilustre visita da Bispa Presidente da Igreja nos Estados Unidos que representa uma contribuição anglicana na História da Igreja, que é o protagonismo das mulheres, celebrando 30 anos de ordenação feminina na IEAB. Teremos igualmente o lançamento do novo LOC, atendendo um anseio de mais de 30 anos da Igreja. Uma liturgia anglicana e autenticamente brasileira que será uma bela contribuição litúrgica para toda a Comunhão Anglicana. Celebraremos também os 50 anos de nossa autonomia Provincial, quando fomos reconhecidos como a décima nona Provincial da Comunhão Anglicana.
É hora de celebrar, de agradecer a Deus por tudo isso. Também é hora de colocar nas mãos de Deus o sonho de nossa Juventude Anglicana que se articula com dedicação para uma incidência cada vez maior dentro de nossa Província. É hora de colocar nossos projetos missionários e de serviço para que possamos atender o chamado de Deus a expandir os valores do Evangelho em nosso país.
Que Deus nos torne instrumentos da justiça, do amor e da verdade num país que clama por mudanças de atitudes e de senso público. Parabéns à nossa querida IEAB!

++Francisco
Primaz do Brasil
++ Francisco

Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário