sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROUNI 2013!



Como previsto, desde o início do dia 17 de janeiro de 2013, estão oficialmente abertas às inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2013 referente ao primeiro semestre, os candidatos interessados poderão realizar sua inscrição exclusivamente através da internet, pelo site http://siteprouni.mec.gov.br/ até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro de 2013, haverá somente uma etapa de inscrições e os candidatos devem ficar atentos ao prazo acima estabelecido.


Para realizar sua inscrição, basta o candidato ter em mãos seu número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 ou seu CPF além da senha cadastrada para acesso ao sistema do Prouni (SisProuni) que automaticamente resgata do sistema do Enem as notas obtidas pelo candidato.

SAIBA MAIS SOBRE O PROUNI
Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação
1.1 - O que é o Programa Universidade para Todos (Prouni)?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

1.2 - Como funciona o Prouni?

O processo seletivo do Prouni possui uma única etapa de inscrição. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, acessando esta página.
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem de 2012.
No momento da inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.
O candidato com deficiência ou que se auto declarar indígena, preto ou pardo poderá optar por concorrer às bolsas destinadas às políticas de ações afirmativas.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem de 2012. Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observando a ordem escolhida por ocasião da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.
Serão realizadas duas chamadas. A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer na instituição de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Consulte aqui a lista de documentos.
Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante outros documentos que julgar necessários.
É permitida às instituições a realização de processo seletivo próprio para os candidatos pré-selecionados pelo Prouni. Esta informação é disponibilizada ao candidato no momento da inscrição. Nesses casos, a instituição deve informar previamente aos candidatos pré-selecionados os critérios desta seleção.

Lista de Espera:

Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da lista de espera do Prouni que será utilizada pelas instituições de ensino para preenchimento das bolsas eventualmente não ocupadas.
Para participar da lista de espera, o candidato deve acessar o sistema do Prouni e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.
2- Bolsas

2.1 - Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo Prouni?

Bolsa integral: para estudantes que possuam renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda bruta familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

2.2 - Quais são as instituições que participam do Prouni?
As instituições participantes do processo seletivo 1º/2013 podem ser consultadas nesta página.

2.3 - É preciso fazer o vestibular para concorrer a uma bolsa do Prouni?
Não, o candidato à bolsa do Prouni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, é permitido às instituições participantes do Programa submeterem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa. Essa informação estará disponível ao candidato, no momento da inscrição.

Cronograma
17/01 a 21/01
Período de inscrições
24/01
Resultado da 1ª chamada

24/01 a 31/01
Comprovação de informações - 1ª chamada

08/02
Resultado da 2ª chamada

08/02 a 19/02
Comprovação de informações - 2ª chamada

24/02 e 25/02
Prazo para participar da Lista de Espera

28/02
1ª convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

28/02 a 05/03
Comprovação de informações - 1ª convocação lista de espera

08/03
2ª convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições

08/03 a 13/03
Comprovação de informações - 2ª convocação lista de espera



Adm: Silviane Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário