segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um Resgate a História


  Pinheiro Machado é um dos municipio mais antigos do Rio Grande do Sul. Até 1830, a sua área pertencia  a Rio Grande. Depois passou a integrar a cidade de Piratini, desmembrando-se em 24 de fevereiro de 1879, sob a denominação de Nossa Senhora sa Luz das Cacimbinhas. A povoação desse municipio, segundo registros, iniciou-se pelo brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, por volta de 1765. Os primeiros habitantes foram os açorianos Thomaz Antônio de Oliveira e José Dutra de Andrade, que recebram sesmarias na Coxilha do Velleda, em 1790.
             Segundo a lenda, Dutra de Andradeteria perdido a visão e feito uma promessa. Se ele a recuperasse ao lavar os olhos nas águas das cacimbinhas, mandaria construir uma capela em honra de Nossa Senhora da Luz. O milagre teria ocorrido. Depois da capela, foi criado um curato em 1851.
              Em 1857, foi elevada a freguesia e em 1878 ocorreu a emancipação. O municipio de Cacimbinhas teve seu nome mudado para Pinheiro Machado no governo do intendente provisorio Ney Lima Costa, quando o senador José Gomes Pinheiro Machado foi assassinado no Rio de Janeiro, por Mânsio de Paiva, que era morador da região de Cacimbinhas. A mudança de nome não foi aceita pela população, que se rebelou contra o intendente, forçando-o a deixar a cidade.

            Parabéns Pinheiro Machado pelos seus 134 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário