segunda-feira, 27 de março de 2017

REPRESENTANTES DA PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA DE PINHEIRO MACHADO PARTICIPARAM DO CURSO DE BÍBLIA EM PORTO ALEGRE

Nos dias 24, 25 e 26 de março, as senhoras Cristina Martins de Carvalho e Kátia Pinheiro estiveram representando a Paróquia São João Evangelista de Pinheiro Machado no Curso de Bíblia livro de Mateus Assessoria do encontro pelo CEBI Ildo Bohn Gas na cidade de Porto Alegre. O curso é uma promoção do CEA Centro de Estudos Anglicanos. Estiveram presentes integrantes da Área 1 e representantes das Dioceses: Sul Ocidental, Meridional e Anglicana de Pelotas. Atualmente o CEA é coordenado pela reverenda Carmem Etel.



REPRESENTANTES DA PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA DE PINHEIRO MACHADO PARTICIPARAM DE ENCONTRO DA REGIÃO EM BAGÉ

No, sábado, 25, representantes da Paróquia São João Evangelista de Pinheiro Machado, participaram do Encontro da Região Sul – DSO na cidade de Bagé. O encontro tinha como tema principal compartilhar as Oficinas que foram trabalhadas no Encontro Binacional de Mulher que aconteceu em novembro/2016 em São Leopoldo e que atualmente as Paróquias estão dando continuidade em seus trabalhos diários. Pinheiro Machado apresentou as oficinas da Pastoral da Saúde e de Reciclagem na confecção de pufs de garrafas pets, Santana do Livramento apresentou à oficina de Diaconia e Bagé as oficinas de pintura e decoração de garrafas. Aproximadamente 35 pessoas participaram do encontro.
Oficina Pastoral da Saúde - Pinheiro Machado

Oficina Confecção de Pufs- Pinheiro Machado



Oficina de Diaconia - Santana do Livramento









Oficinas que são realizadas em Santana do Livramento

Oficina Decoração de Garrafas - Bagé

Oficina de Pintura - Bagé




 Oficina de Pintura - Bagé



Representantes de Pinheiro Machado


quarta-feira, 22 de março de 2017

CONTAGEM REGRESSIVA PARA O 34º SÍNODO & CONFELÍDER 2018

1º Informativo 34º Sínodo Geral e Confelíder 2018 Brasília DF
O Conselho Executivo do Sínodo (CEXEC), em reunião do dia 14 de março de 2017, anunciou a escolha do local para a realização do 34º Sínodo Geral e Confelíder 2018: Centro de Convenções Instituto Israel Pinheiro. À beira do Lago Paranoá, o Centro de Convenções Israel Pinheiro (CCIP) tem 300 mil m² cercados de área verde e tranquilidade, garantindo total condição para o trabalho e lazer. Ao lado da Ermida Dom Bosco, o CCIP fica localizado a apenas 20 minutos do aeroporto, a 15 minutos do centro de Brasília e à altura da QL 32 do Lago Sul – renomado bairro de Brasília (Home page).
O Secretário Geral Reverendo Arthur Cavalcante e a Tesoureira Provincial Sra. Silvia Fernandes, entre os dias 21-23 de fevereiro, visitaram a Diocese Anglicana de Brasília a convite do Bispo diocesano Dom Mauricio Andrade. Na ocasião tiveram uma reunião com um grupo aproximadamente de 15 pessoas que estarão apoiando integralmente a Província do Brasil. Igualmente puderam conhecer o local do Sínodo e suas instalações.
O principal encontro da Igreja Anglicana ocorrerá entre os dias 30 de maio à 03 de junho de 2018, em Brasília/DF. É  prevista a presença de 114 pessoas (Bispos, Clérigos e Leigos). Também de pessoas convidadas de outras províncias anglicanas, parceiras de organizações internacionais de diaconia/serviço e ecumênicas.
O Sínodo de 2013 (Rio de Janeiro) apontou a Diocese Anglicana de Brasília (DAB) para sediar esse que é o grande evento da Igreja do Brasil. Será a primeira vez que um Sínodo Geral ocorrerá na chamada Área 3 da Igreja Episcopal que contempla uma grande região geográfica e também missionária: Diocese Anglicana do Recife, Diocese Anglicana de Brasília, Diocese Anglicana da Amazônia, além do Distrito Missionário Anglicano.
O Bispo Primaz Dom Francisco de Assis da Silva,  o Conselho Executivo do Sínodo e o Presidente da Câmara Clerical e do Laicato Sr. Fernando Luiz, conclamaram as Dioceses/Distrito para que durante a realização de seus Concílios em 2017, escolham suas Delegações/Suplentes junto ao Sínodo Geral. Essa escolha deverá atentar às novas regras da nova Constituição/Cânones Gerais. Tal iniciativa visa a diminuição dos custos na compra de passagens, das logísticas (locais e nacionais) e também na dinâmica da Secretaria Geral em sua missão de preparar provincianamente as Delegações e as Comissões/GTs.
O Secretário Geral Reverendo Arthur Cavalcante informou que serão realizadas consultas sobre sugestões para o Tema e Lema junto aos espaços de lideranças provinciais da IEAB. Essa consulta será sistematizada e  encaminhada para a Câmara Episcopal/Conselho Executivo para ser analisada e lançada durante as Reuniões Nacionais entre os dias 04-07 de abril (Rio de Janeiro).


CULTO COM A BENÇÃO DA SAÚDE

Hoje dia 22/03/2017 Culto com a Benção da Saúde às 17h na Paróquia São João Evangelista. 
Participe!

COMUNICADO CULTOS QUARESMAIS

Comunicamos que neste sábado dia 25/03/2017 não haverá Culto Quaresmal devido ao Encontro da Região Sul em Bagé.
Dia: 01/04/2017 os Cultos Quaresmais voltam a acontecer no horário normal às 18h e 30min na Paróquia São João Evangelista.

Continuamos orando pelas famílias. Que Deus abençoe a cada irmão e irmã. Amém!

segunda-feira, 20 de março de 2017

PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA REALIZOU DOMINGO PAROQUIAL COM A OFICINA SOBRE SAÚDE

No dia, 12 de março, a Paróquia São João Evangelista de Pinheiro Machado realizou mais um Domingo Paroquial com a Oficina sobre saúde coordenada pelas jovens Marciele Marcici Brum e Denise Ritta. Na oportunidade foi realizada a preparação de alguns compostos e identificação das ervas de chás e algumas irmãs cooperaram com as mudas das ervas medicinais as quais deixamos os canteiros plantados.







PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA REALIZOU CULTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Na quarta-feira, 8 de março, a Paróquia São João Evangelista de Pinheiro Machado realizou um Culto em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher.






sexta-feira, 3 de março de 2017

CULTO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


MENSAGEM DE QUARESMA DO BISPO PRIMAZ DA IEAB

Rasgai os vossos corações e não as suas vestes!! Joel 2,13

Iniciamos mais uma experiência litúrgica da Quaresma, rodeados de um contexto desafiador como Nação, como Igreja e como pessoas individualmente.
Como Nação percebemos que nossas instituições tem sido alvos de apropriação por parte de pessoas inescrupulosas que revelam sinais evidentes de descompromisso com a ética pública e com a real finalidade do Estado organizado que é o bem comum de toda a sociedade e a superação do fosso econômico e social que envergonha o Brasil. Este ano, segundo dados oficiais da ONU, o Brasil terá um acréscimo de quase 3 milhões de pessoas na faixa da pobreza.
Como Igreja percebemos a profusão de conflitos como resultado de notório distanciamento das marcas de nossa tradição, culminando com o cisma causado por algumas lideranças na Diocese Anglicana do Recife. Tempos de dor e sofrimento de tantas pessoas que amam a Igreja e ficam perplexas diante da incapacidade de irmãos e irmãs respeitarem as diferença e viverem a unidade na diversidade. Nestes conflitos o que mais é buscado é a firmação de quem tem mais poder, não escondendo sequer as vaidades pessoais.
Como pessoas, temos buscado viver o Evangelho e nos sentido quase impotentes porque parece que cada um e cada uma busca o seu próprio interesse e, dessa forma, vai perdendo o senso comunitário, eclesiológico e fraterno que o Evangelho e as Cartas Apostólicas tanto enfatizam como essenciais para a maturidade da fé e inserção na vida da sociedade como “sal e luz”para o mundo. Isto lembra a palavra do jovem apóstolo João que lembra: Se não amamos a quem vemos, como podemos amar a Deus?
Estamos necessitando profundamente rasgar os nossos corações, como nos conclama a palavra de Joel. A Quaresma não é apenas um tempo de mudar as cores da Igreja, adotar posturas externas de penitencia ou simplesmente assumir sacrificialmente hábitos diferentes (alguns dos quais serão esquecidos posteriormente). A Quaresma é tempo de pedir a Deus e buscar sinceramente a mudança de nossos corações, de rasgá-los porque estão ficando endurecidos e já esqueceram (em alguns casos) o primeiro amor.
Que Deus nos inspire a tomar atitudes corajosas, a olhar para fora de nós mesmos, a sacrificar nossos desejos egoistas e enxergar o mundo que nos cerca (vivendo as dores de parto), as pessoas que nos cercam (aqueles pequeninos de Deus que ignoramos) e a mudar de verdade nas nossas relações na nossa comunidade local. A enxergar diferenças com o coração aberto ao diálogo, desarmados de toda pretenção de correção teológica – pois esta não salva ninguém. E que o Amor vença o ódio e nosso egoísmo, destruindo os muros visíveis e invisíveis que construimos para nós (e entre nós) mesmos!
Abençoada Quaresma,
Do Vosso Primaz
Francisco de Assis da Silva
Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Diocesano em Santa Maria

CULTOS QUARESMAIS